
INCLUSÃO, DIVERSIDADE E CRIATIVIDADE UNIDAS, CONSTRUINDO SONHOS E NEGÓCIOS
Uma celebração especial do talento, do conhecimento e das relações humanas, aliada à sustentabilidade e à inovação. Assim é o MATE – Música, Arte, Tecnologia e Educação, que em 2025 realiza a sua terceira edição internacional em Coimbra, afirmando-se como um dos encontros mais singulares e transformadores das Indústrias Culturais e Criativas na Europa.
Com o propósito de promover e potenciar o ecossistema criativo, com especial enfoque no mercado da música, o MATE valoriza toda a cadeia produtiva: técnicos, professores, designers, advogados, livreiros, historiadores, escritores, CEOs, jornalistas, investigadores, estudantes, artistas e criativos das mais diversas áreas.
Situado no coração histórico de Portugal, na milenar cidade de Coimbra, o MATE tem como palco o emblemático Convento São Francisco – um centro cultural e de congressos de excelência, com vista privilegiada para o Rio Mondego e para o perfil encantador da cidade. Um lugar perfeito para pensar e celebrar o futuro.
O MATE FESTIVAL 2025 PROPORCIONA MAIS DO QUE UMA EXPERIÊNCIA!
Apostando numa abordagem inovadora e provocadora, o MATE constrói um diálogo convergente entre Música, Arte, Tecnologia e Educação como eixos de cooperação entre os profissionais das Indústrias Culturais e Criativas, outros sectores económicos e a sociedade em geral.
No MATE, acreditamos na renovação e na resiliência como caminhos para enfrentar os desafios globais, especialmente a crise climática e ambiental, uma vez que promovemos práticas sustentáveis em toda a programação, produção e organização do Festival.
Com uma abordagem reflexiva e dinâmica, o MATE favorece a partilha de conhecimentos, experiências e perspetivas diversas, fomentando conexões significativas entre pessoas, ideias e territórios.


MATE Festival: Uma Conexão do Sul para o Sul
Criado em 2016, no sul do Brasil (Porto Alegre), o MATE estabelece em 2023 a sua ponte com Coimbra, na região centro de Portugal. Em 2025, com a terceira edição em território português, o Festival reforça o seu compromisso com a aproximação ibero-americana, ampliando as conexões culturais entre a Península Ibérica e a América Latina.
COIMBRA TEM MUITO A DIZER AO MUNDO!
Com uma história marcada pela cultura e pela educação, Coimbra é a casa da Universidade fundada em 1290 — uma das mais antigas da Europa — e berço de movimentos estudantis que moldaram a vida social, política e cultural do país. Instituições como o Orfeon Académico de Coimbra e a Associação Académica de Coimbra espalharam a música e o pensamento crítico pelo mundo.
Além do seu legado académico, Coimbra é também conhecida pelas suas repúblicas estudantis e eventos como a Queima das Fitas, que impulsionaram os primeiros grandes festivais de música em Portugal. Nos anos 80 e 90, foi centro de movimentos alternativos e, desde sempre, morada de grandes nomes da música portuguesa como Zeca Afonso e Carlos Paredes.
Combinando história, identidade e inovação, Coimbra é o cenário ideal para o MATE Festival, um encontro que pulsa com o espírito do tempo e com a energia de quem quer transformar o presente.
