Destaques das Convocatórias
Já foram anunciados os projetos selecionados para o Festival MATE 2024. Ao todo, 101 projetos foram escolhidos para integrar a 2ª edição do festival, que se realizará de 19 a 22 de outubro de 2024, em Coimbra, Portugal. Estes resultados refletem um período de convocatórias intenso e dinâmico, que convidou artistas, criativos e visionários de todo o mundo a submeterem as suas propostas nas categorias de Música, Arte, Tecnologia e Educação.
A concurso, apresentaram-se mais de 700 projetos, oriundos de mais de 20 países, sendo que a seleção foi realizada através de um sistema misto que combinou a avaliação do Júri Técnico do MATE (70%) com a votação do público (30%). O concurso gerou um enorme interesse e adesão, resultando em mais de 200.000 votos, além de inúmeras partilhas e menções nos meios de comunicação e redes sociais, consolidando o MATE como uma plataforma internacional que liga artistas, profissionais das Indústrias Culturais e Criativas e agentes de diversos setores socioeconómicos.
O MATE 2024 reunirá participantes de mais de 10 países, incluindo Portugal, Brasil, Espanha, Argentina, Chile, México e Cuba, reforçando a importância do Festival na Ibero-América. Além disso, a presença de projetos provenientes de países como França, Alemanha e Estados Unidos da América fará desta edição do MATE uma verdadeira plataforma internacional de celebração do melhor da inovação e da criatividade. O evento permitirá aos participantes não só partilhar experiências e conhecimentos, como também criar uma rede colaborativa única e de alcance global no seio de uma comunidade vibrante.
Comunidade, Colaboração e Equidade: Os Pilares do MATE 2024
Comunidade, colaboração e equidade são os pilares que definem o cartaz do Festival MATE 2024. Comprometidos com a valorização e promoção de artistas emergentes, projetos inovadores e ideias transformadoras, abrimos a 2ª edição do festival a toda a comunidade com o objetivo de criar um espaço seguro e plural, propício à partilha de ideias. Pretendemos, assim, incentivar diálogos construtivos e criar oportunidades de futuro, juntando artistas, público e profissionais das Indústrias Culturais e Criativas num evento único que responda de forma mais completa às necessidades, interesses, sonhos e valores de todos os intervenientes.
Um festival é uma entidade viva e dinâmica, que se alimenta de sementes de pensamento e intuição, as quais se manifestam durante os dias em que decorre. A sua transcendência, perante a natural impermanência de um evento, só acontece quando não é visto como um fim em si mesmo. Neste sentido, consideramos todo o ciclo de vida do MATE – incluindo a pré-produção e pós-produção do festival – como etapas fundamentais na sua construção, desenvolvimento e perpetuação. Através da colaboração de todos os projetos que se inscreveram nas convocatórias, da participação do público na votação e da contribuição de um Júri Técnico especializado para a seleção dos projetos, conseguimos envolver milhares de pessoas na criação da programação do MATE 2024. Durante esta fase, apresentámos centenas de projetos, fruto do trabalho que temos realizado com os nossos media partners, bem como de dezenas de milhares de interações nas nossas redes sociais e website.
Assim, aproximámos o Festival MATE de um imaginário coletivo que vai além da vontade individual dos seus organizadores, construindo uma comunidade saudável, segura e vibrante. Esta abordagem co-criativa à programação do MATE visa aumentar a visibilidade dos participantes, oferecer oportunidades a talentos emergentes e promover um sentido de colaboração, pertença e construção coletiva. A diversidade de vozes e a interseccionalidade dos projetos foram tidas em conta na seleção de todos os colaboradores e convidados, acreditando que mudanças sociais significativas só podem ocorrer num ambiente aberto e inclusivo.
Ligação ao Território, Acessibilidade e Sustentabilidade
Além de ser um espaço de materialização de um ideário coletivo, assumimos a responsabilidade de integrar o Festival MATE 2024 na região de Coimbra, um polo de cultura, conhecimento e inovação tecnológica em Portugal. O nosso impacto nas artes, cultura e criatividade é amplamente reconhecido pelo Município, com o qual estabelecemos parcerias estratégicas para um desenvolvimento sustentável que se alinha com as necessidades do território.
A escolha do histórico Convento São Francisco para acolher o MATE é crucial para o conceito do festival, pois representa um espaço de união e reflexão, além de garantir áreas para o descanso e convívio dos participantes. Localizado no coração de Coimbra, o Convento São Francisco é o lugar ideal para promover projetos locais e dar visibilidade aos artistas e artesãos da região, reafirmando o nosso compromisso com a comunidade da Região Centro de Portugal.
A sustentabilidade é igualmente um pilar central da nossa curadoria. Assumimos a redução da pegada de carbono como uma prioridade, implementando um mecanismo em cascata que considera a pegada ambiental dos nossos parceiros. Além disso, incentivamos o uso de transportes sustentáveis e asseguramos que os alimentos e bebidas oferecidos no festival sejam de origem local, sustentáveis e nutritivos.
O preço dos bilhetes é acessível, e o evento contará com várias atividades gratuitas, assegurando que todos tenham a oportunidade de participar e desfrutar do MATE. Todos os projetos que se inscreveram nas convocatórias terão também a possibilidade de participar gratuitamente no evento.
Juntos somos talento, inovação e criatividade. Juntos fazemos o MATE Festival 2024.