RETROVISOR
Sinopse
Uma interminável fila de automóveis parados na autoestrada, começa a gerar desespero entre os automobilistas, sem que ninguém saiba ao certo o motivo daquele engarrafamento infernal.
Os minutos e as horas de espera transformam-se em dias, os dias em semanas e as semanas em meses, como se o tempo estivesse suspenso, transformando aquele não-lugar no palco de relações entre perfeitos desconhecidos que lutam pela sobrevivência, que lutam, no fundo, para saber quem são.
Descrição
RETROVISOR é uma crição original do coletivo teatral Instantâneos, inspirado no conto “A Auto-Estrada do Sul”, escrito por um dos nomes incontornáveis da literatura do século XX, Julio Cortázar.
O espetáculo propõe numa viagem imersiva e distópica ao universo do autor, na qual a audiência assume uma função fundamental no desenrolar da narrativa.
O motor desta interação são objetos aleatórios trazidos pelo público, que servirão de inspiração para a criação narrativa e de personagens, estes objetos assumem assim um papel vital a construção toda a dramaturgia improvisada.
RETROVISOR é uma experiência
teatral que desafia as fronteiras da improvisação teatral e um passo decisivo na afirmação desta arte performativa no contexto nacional.
O espetáculo tem a duração aproximada de 75 minutos e é classificado automaticamente pela IGAC para M/16, por se tratar de um espetáculo de teatro de improviso.
Este espetáculo foi concebido no Parque da Liberdade (Sintra), este rider reflete a sua construção nesse mesmo espaço e a sua adaptação deverá seguir estas diretrizes, para que a sua qualidade não se altere.
Dada a necessidade de proximidade do público com os atores e tendo em conta o processo de construção e criação do espetáculo, será necessária a montagem de plateia, adaptada ao espaço de representação proposto.
O espetáculo tem a duração aproximada de 75 minutos e é classificado automaticamente pela IGAC para M/16, por se tratar de um espetáculo de teatro de improviso.
Este espetáculo foi concebido como performance outdoor no Parque da Liberdade (Sintra), dada a necessidade de proximidade do público com os atores e tendo em conta o processo de construção e criação do espetáculo, será necessária a montagem de plateia, adaptada ao espaço de representação proposto.
É necessário a cedência de 4 automóveis (preferencialmente em estado de abate), por parte da entidade responsável pelo acolhimento.
Instantâneos
Nota Biográfica
Nos espetáculos dos Instantâneos, o público é sempre o convidado especial.
São as sugestões e desafios vindos da plateia que nos permitem criar momentos e narrativas absolutamente únicas.
Ao convidarmos o espectador a ser parte ativa do processo dramatúrgico, cada apresentação toma rumos imprevisíveis e improváveis.
Deste a data de fundação, 2011, fizemos largas centenas de apresentações, dos mais de 15 formatos que compõem o nosso portfólio.
Fomos acolhidos em casas tão distintas como o Teatro Villaret, Centro Cultural Olga Cadaval, Centro Cultural da Malaposta, Casa da Música e Coliseu dos Recreios
A participação em festivais, quer em Portugal, quer além-fronteiras, tem sido uma constante do nosso percurso.
Festivais como o T´Amaranto (Amarante), Festival de Teatro de Rua de Chaves (Chaves), Moscarium (Sintra) ou o FITIJ (Santarém) são disso exemplo.
Representámos Portugal no FESTIM – Festival de Teatro de Improvisación de Madrid (Espanha), no Wurzburg Improtheater Festival (Alemanha), no RUSZT (Hungria) e no Sal Em Cena (Cabo Verde).
A nossa constante pesquisa e aprofundado estudo da arte da improvisação, recebeu reconhecimento académico em artigos da “Stylo – Revista de Estudos Artísticos da Universidade de Coimbra” e na revista “Sinais de Cena”, editada pelo Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa em colaboração com a Associação Portuguesa de Críticos de Teatro.
Fomos também o objeto central de análise da tese de doutoramento do professor de estudos teatrais, Zeca Carvalho, tese esta que resultou na edição do livro “O Corpo No Teatro de Improviso”.
Desde 2012 que somos também responsáveis pela produção do ESPONTÂNEO, o único Festival Internacional de Improvisação Teatral do país.
Ao longo da última década, o festival tem vindo a confirmar-se como referência nacional e internacional na improvisação teatral, tornando-se parte do roteiro de artistas e coletivos de improvisação estrangeiros, tendo-lhe sido atribuído recentemente o selo de “Remarkable Arts Fest”, pela EFA – European Festivals Association.
Em 2022, em parceria com o Coliseu dos Recreios, criámos o primeiro Campeonato Mundial de Improviso em Portugal, que já conta com 3 edições.
A vertigem de estar em palco, sem qualquer guião pré-estabelecido, confiando apenas na arte de viver o momento que nos permitem descobrir novos universos surpreendentes, divertidos e emocionantes, é a força motriz da nossa existência.
NOTA: Em anteriores apresentações foi articulada uma parceria com a Policia Municipal local, que cedeu 4 veículos provenientes do deposito municipal de automóveis para abate.