Andrea Perrone, violonista e compositora de Porto Alegre-RS-Brasil, é dona de um violão de personalidade, percussivo e rico em harmonias. Autodidata, transita com facilidade por várias vertentes com seu violão plural e popular. O grande destaque de seu trabalho é o uso de afinações alternativas, criando coloridos e texturas ao seu violão solo, bem como a utilização de capos curtos à sua execução.
Em carreira solo desde 2011, vem conquistando diversos prêmios como compositora e instrumentista. Venceu a 6ª Edição do Prêmio Profissionais da Música (2022) nas categorias Compositora Instrumental e Instrumentista Popular Feminino. Em 2023, repetiu o feito vencendo a 7ª Edição do Prêmio Profissionais da Música nas categorias Artista Instrumental e Instrumentista Popular Feminino. Lançou discos e coletâneas, realizou turnês, tanto no Brasil como no exterior, já tendo se apresentado na Argentina, Colômbia, Itália, México, Inglaterra, Canadá e Uruguai. No Brasil, se apresentou em importantes palcos, tendo como destaque sua participação no Projeto Violões Brasileiros ao lado do violonista André Geraissati, o qual foi inspiração para Perrone iniciar a utilização de afinações alternativas.
Trabalha para aumentar a visibilidade e o espaço das mulheres na música. Idealizou e produziu a 1ª Mostra de Mulheres Violonistas. Integra a AIVIC – Associação Internacional de Mulheres Violonistas Compositoras.